A adequação à LGPD ajuda uma empresa a se valorizar para uma venda?

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É possível traçar uma relação entre a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e o valor atribuído para uma empresa? Diante de sua aplicação para todos os negócios que envolvem dados pessoais, é preciso a adequação em conformidade com a lei. 

Ao saber disso, é prejudicial para um negócio a descoberta de vulnerabilidades, entre outras questões que poderiam ter sido precavidas caso em conformidade com a LGPD. 

Assim como exemplos em outras partes do mundo multas, avisos prévios, advertências para negócios irem de acordo com regulamentações, é um grande peso na valorização.

Penalidades e multas da LGPD 

Dentre as penalidades da LGPD, está a publicização da infração. Em outras palavras, ela será pública e a imagem da sua empresa será manchada ao olhar do público consumidor, mesmo que em um curto período de tempo. 

Além disso, existem dois tipos de multas: simples e diária. A simples pode ser de até 2% do faturamento da pessoa jurídica. O limite é de 50 milhões de reais por infração. A diária, também é limitada a 50 milhões de reais. 

Interessado deve ter conhecimento de tudo que acontece dentro da empresa

O adquirente que deseja ter uma empresa já existente, seja com o objetivo que for, precisa ter conhecimento total de todos os ramos da empresa para que não seja pego de surpresa depois de uma possível aquisição. 

Do outro lado da moeda, o dono que deseja transferir a sua propriedade para outra organização, precisa ser transparente com todos os enquadramentos que serão encarregados por outra pessoa para evitar problemas maiores no futuro. Muito dinheiro está em jogo e qualquer informação despercebida pode custar caro. Uma auditoria deve ser feita em todos os setores para verificar que não há nenhum rambo desconhecido ou omitido. 

Como o foco é na segurança, na adequação do seu negócio com a LGPD, o compromisso deve ser o mesmo por quem vai assumir a empresa.  

O interessado em adquirir deve ter uma equipe bem orientada para trabalhar com todos os dados de clientes e empregados e saber o que fazer com eles. Por exemplo, o que deverá ser feito com o histórico dos empregados da antiga razão social? É algo a ser pensado muito antes de adquirir um novo negócio. 

É comum que empresas fundidas atuem no mesmo ramo, mas se  a empresa que foi comprada teve o ramo de atuação original dela modificado, será que aqueles que já possuem o cadastro na antiga plataforma digital, estariam interessados em continuar recebendo notificações? 

Como eles podem excluir seus dados cadastrais? A empresa  deve criar uma nova plataforma para intermediar negócios com clientes onlines? Os dados  devem ser mantidos?  São coisas a se pensar. 

Vazamentos de dados podem ser fator negativo para a valorização do negócio

Adquirir ou fundir um negócio em que há desconfiança do público relacionado à segurança ou falsas promessas, é um processo complicado e que potencialmente fará com que a empresa tenha perda de valor.  

Muito se fala sobre o que a empresa pode render no futuro, mas é difícil criar projeções desse jeito quando o mercado não vê com bons olhos. Quanto mais saúde para o seu negócio em termos de proteção de dados, menores os riscos envolvendo o financeiro. 

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  • Privacy Tools

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